sexta-feira, 6 de junho de 2014

O Mito e as Origens Científicas

Olá galerinha!
Neste primeiro texto venho trazendo uma reflexão acerca de um tema bastante interessante sobre as origens da ciência, o mito.
Tudo começou com pensamentos galera. Imagine determinado fenômeno natural acontecendo na antiguidade, como por exemplo um raio atingindo uma colina, instintivamente o homem tentaria compreender o que observara, mas como explicar? Como poderia o homem antigo desvendar tamanho mistério? As respostas para tais questões foram encontradas no mito! Divindades e lendas foram criadas para explicar o que era observado na natureza, inclusive para solucionar questionamentos sobre a origem do universo e do homem. Percebam quão importante foi o papel do mito para os antigos!
Então com o surgimento de alguns pensadores e o desenvolvimento da matemática, iniciou-se uma nova fase do conhecimento, onde a explicação para o fenômeno partiria de observações feitas do próprio fenômeno, surgiria enfim o empirismo. 
Notem que, apesar de ser uma forma básica e ainda imprecisa de gerar conhecimento, o empirismo rompeu com os ideais mitológicos, ou seja, o sobrenatural não explicava o natural! O que, pessoalmente, considero um dos momentos mais importantes da história científica. 
Vale a pena registrar também que foi o que podemos chamar de primeira separação entre religião e ciência, que ao contrário do que muitos ainda acreditam, ocorreu, como já foi dito, bem antes do surgimento do cristianismo. Séculos mais tarde já com a presença da igreja católica houve a chamada "mistificação" da ciência, onde a mesma passou a ser vista de uma forma misteriosa, mágica. Porém isto é assunto para outro texto!
Mas voltando ao mito me faço a seguinte pergunta, se este tentava explicar os fenômenos naturais, apesar de dispor de respostas não-naturais, não seria ele uma primeira forma de ciência?! Ora, vejam bem, para uma esfera em chamas cruzar os céus diariamente, era necessário que fosse guiada pela carruagem de um deus, de que outra forma seria possível? Como o oceano "infinito" poderia ser domado? E após a morte, para onde iríamos? O deuses existiam dentro de um contexto lógico que permitia satisfazer o homem! Não eram apenas criações banais, frutos de pensamentos sem sentido. Fato bem nítido ao se analisar a estrutura da relação entre os deuses e a personalidade própria de cada um.

Pois bem, espero que a ideia tenha ficado clara!
Valeu!


Nenhum comentário:

Postar um comentário